MORADIA| Ibaneis cobra celeridade na regularização fundiária do Paranoá e Itapoã

Até os equipamentos públicos do governo como prédios de hospitais, escolas, delegacias de polícia e outros não possuem alvará de construção. Tudo na ilegalidade.

Nas andanças da campanha eleitoral passada Ibaneis Rocha garantiu aos moradores a segurança jurídica fundiária das duas referidas cidades, que estão em cima de uma gleba de terras de 1.371 hectares registradas na matrícula nº 12.980 perante o Cartório do 2º Oficio de Brasília do espólio de Sebastião de Sousa e Silva.

A promessa não é difícil de ser cumprida. Basta que os técnicos “iluminados” da Secretaria de Habitação façam o que o governador vem pedindo desde o início do governo: “apliquem apenas a lei”.

O governador exige mais rapidez da máquina pública e corre contra o tempo para que em quatro anos possa melhorar os mais diversos setores da vida dos brasilienses.

No entanto na contramão dos passos largos do chefe do Executivo, a Secretaria de Habitação órgão responsável pela regularização fundiária do DF se apega na burocrática lei do passado.

O secretário Mateus Leandro de Oliveira decidiu regularizar os núcleos urbanos informais, aplicando a velha e complicada Lei Federal n° 6.766/79 ou invés da Lei Federal n° 13.465/2017, aplicada até o ano passado.

A Terracap ( Companhia Imobiliária de Brasília ), conseguiu regularizar, registrar e alienar por meio da venda direta milhares de lotes de terrenos, o que permitiu a então falida empresa sair do vermelho, em face do rombo decorrente da construção do Estádio Nacional Mané. Garrincha.

Enquanto a Sedhab anda a passos de jabuti centenas de espaços urbanos continuam de maneira irregular, causando danos sociais, ambientais, urbanísticos e escancarando a porta para a grilagem em todo território da Capital Federal.

É inacreditável este retrocesso adotado pelos burocratas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Habitação.

Quem trabalha com o processo administrativo de regularização fundiária sabe, perfeitamente, que é muito difícil para o empreendedor, ou a entidade representativa dos direitos dos adquirentes de lotes alcançarem o registro do loteamento, com base na velha Lei Federal 6.766/79.

A Sedhab sabe que para regularizar uma cidade como a Paranoá, basta renovar o Decreto n° 36.683, de 20 de agosto de 2015, publicado no Diário Oficial do DF de 21.08.2015. O decreto aprova o projeto Urbanístico de Parcelamento denominado ‘Paranoá’ e na sequência permite registrar o Memorial de Loteamento perante o cartório imobiliário competente.

Com o Decreto n° 36.683 o GDF pode regularizar no Paranoá cerca de 6.260 habitações unifamiliares, 487 imóveis de uso misto, 758 imóveis comerciais, um lote para posto de gasolina, 29 imóveis para entidades religiosas, 12 lotes institucionais, 55 equipamentos públicos comunitários e um parque urbano com 39,07 hectares e a criação de um lote para habitação coletiva.

A lei federal por seu lado pode acabar por meio de um acordo com a situação conflituosa sobre a propriedade das terras da Cidade do Paranoá, visto que de um lado a TERRACAP diz ser proprietária de 156 alqueires da Fazenda Paranoá.

Do outro lado, o Espólio de Sebastião de Sousa e Silva alega que é proprietário de uma área com 1.371 hectares da Fazenda Paranoá, com registro feito na Transcrição n° 1.855, do Livro nº 3 (antigo), feito no dia 02 de janeiro de 1.924, na Comarca de Luziânia, GO e que este registro foi transferido para o Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis do DF, onde está matriculado sob n° 12.980, desde o ano de 1.975.

Em virtude deste conflito fundiário, o TJDFT no exercício de suas funções administrativas determinou o Cartório do 2° Ofício-DF cancelar a Matrícula n° 12.980, feita em nome do espólio de Sebstião Sousa e Silva.

Enquanto não se resolver este imbróglio jurídico, que se arrasta há mais de 30 anos, os 200 mil moradores das cidades do Paranoá e Itapoã continuarão esperando pela tão sonhada escritura pública registrada de seus imóveis.

Lei tem: falta apenas a Secretaria de Habitação se mexer.COMPARTILHAR AGORA     

Arquivado em : MANCHETE
Veja Também
MANCHETE

Reforma dobra valor de ajuda de custo a militares inativos

parecer da reforma dos militares, em trâmite na Câmara dos Deputados, dobra o valor de ajuda de custo dos integrantes das Forças Armadas que são transferidos para a reserva remunerada. De autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o texto mantém o dispositivo enviado no projeto original, elaborado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), apesar de o colegiado ter […]

MANCHETE

É hoje! Brasas Festival leva os melhores churrasqueiros do país ao Parque

e realizado neste domingo dos pais (11/08/2019), até as 20h, uma imensa churrascada no Parque da Cidade: o Brasas Festival trouxe para a capital federal os melhores assadores do país. Do churrasco coreano ao tradicional pit smoker americano, passando pelos varais de carne da chef Paula Labaki, os preparos diferentões vão compor a mesa dos brasilienses apaixonados por carnes. Para […]

MANCHETE

Gretchen alfineta Piovani, se explica e é criticada por Fontenelle

novela sem fim de tretas entre Luana Piovani, Anitta e Pedro Scooby parece longe de acabar. Pelo contrário, a cada dia que passa, mais pessoas se envolvem na confusão. Desta vez, Gretchen e Antônia Fontenelle entraram na briga. Após fazer um post em homenagem ao aniversário do namorado, Anitta recebeu o seguinte comentário de Gretchen: “Parabéns, amiga. seja feliz. E […]

MANCHETE

Dia dos Pais: 8 filmes para assistir na Netflix e Amazon Prime Video

Metrópoles fez uma lista com 8 filmes para você assistir com seu velho sobe a relação de pais e filhos. As produções – dos mais variados gêneros –, retratam de várias formas as coisas boas e os desafios da paternidade. Na lista, constam longas como Capitão Fantástico (2016), uma história tocante dirigida por Matt Ross e estrelada por Viggo Mortensen: pelo papel de […]

MANCHETE

Após contratação de modelo trans, executivo deixa a Victoria’s Secret

o diretor de marketing da Victoria’s Secret, Ed Razek, deixou o cargo na empresa. A informação foi divulgada por meio de um memorando interno citado por veículos internacionais. Vale destacar que o pedido de desligamento ocorreu dias depois da contratação da primeira modelo transexual pela marca de lingeries, a brasileira Valentina Sampaio. O documento distribuído pela […]

MANCHETE

TRE-DF rejeita recursos do distrital José Gomes e mantém cassação

os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) rejeitaram, por unanimidade, nesta segunda-feira (05/08/2019), os embargos de declaração interpostos pela defesa do distrital José Gomes (PSB). O deputado, já condenado à perda do mandato em 11 de abril deste ano, aguardava a análise do último recurso no TRE-DF. Os embargos são questionamentos à decisão dos […]

MANCHETE

Bial faz pergunta inesperada sobre sexo e deixa Maísa desconcertada

apresentadora Maisa ficou desconcertada, mas acabou se saindo bem após Pedro Bial abordar o assunto de sexo durante uma entrevista comandada por ela em seu programa do SBT. Convidado deste sábado (03/08/2019), mesmo como entrevistado, o jornalista não se conteve e fez algumas perguntas para a jovem artista, mas uma delas colocou Maisa em uma verdadeira saia-justa. O vídeo foi […]