Para ministro, houve “tentativa de colocar em xeque” o Enem 2019

Na avaliação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi um sucesso. Segundo o titular do MEC, as provas transcorreram com tranquilidade em todo o país, com problemas pontuais, como uma foto da prova que circulou em redes sociais.

A Polícia Federal apura o caso e, segundo Weintraub, a suspeita é de que um dos fiscais pegou a prova de um candidato e tirou foto. “Ninguém foi lesado, mas houve a tentativa de colocar em xeque o Enem”, afirmou o ministro, acrescentando que “agora, ele vai ter que responder na Justiça”.

Inicialmente, divulgou-se que o caso foi registrado em Pernambuco, contudo, a informação não foi confirmada pelo ministro. Ainda de acordo com Weintraub, o conteúdo das provas foi adequado. “Não teve nada polêmico. Como deveria ser, sem doutrinação, sem forçação de barra”.

O ministro ainda ressaltou que 376 candidatos foram eliminados em todo o país, que foram registrados “pequenos episódios de falta de luz e de água e dois de problema de saúde”, e que esta edição registrou “a mais baixa abstenção da história do Enem”. Foram 3,9 milhões de presentes e 1,17 milhão de ausentes, o que correspondeu a uma abstenção de 23%.

Primeiro dia

O primeiro dia de provas regulares do Enem 2019 foi encerrado às 19h deste domingo (03/11/2019), horário oficial de Brasília. Foram realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros.

Agora, os inscritos se preparam para o segundo dia de provas, que acontece no próximo domingo, 10 de novembro. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h.

Metrópoles

Arquivado em : Noticias Nacionais
Veja Também
Noticias Nacionais

“Presidente é que vai decidir”, diz Eduardo sobre Partido Militar

Alvo de processo de suspensão no PSL, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comentou, neste domingo (03/11/2019), a possibilidade de migrar para o Partido Militar Brasileiro, cuja criação está sendo articulada pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP). Segundo ele, a decisão vai ser do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL). “O que o presidente determinar eu vou seguir”, declarou. […]

Noticias Nacionais

Nova ala não deve resolver superlotação na Papuda, avaliam especialistas

O Distrito Federal ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados com o maior deficit de vagas no sistema penitenciário. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) mostram que, atualmente, há 16.688 mil internos para 7.398 mil vagas. Para tentar desafogar a superlotação do Complexo Penitenciário da Papuda, a SSP está construindo mais uma […]

Noticias Nacionais

Previdência: R$ 200 bi “mais magra”, reforma chega à reta final

Otexto da reforma da Previdência, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados em março, sofreu inúmeras alterações e, após oito meses de longas discussões, se aproxima da reta final. No início, a maior proposta da agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro (PSL) prometia uma economia de R$ 1 trilhão em 10 anos. No entanto, os parlamentares desidrataram a […]