PCDF investiga celular funcional achado na casa de ex-servidor do GDF

celular alvoAs pessoas envolvidas nas denúncias de um suposto esquema de cobrança de propina e extorsão no Governo do Distrito Federal para liberar contribuições sindicais serão intimadas para depor na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) nos próximos dias. A decisão foi tomada após análise preliminar do material apreendido no Palácio do Buriti e nas residências dos alvos da operação de quarta-feira (17/8). Segundo fontes ligadas à investigação, um dos celulares recolhidos chamou a atenção. O ex-ouvidor Valdecir Rodrigues, mesmo após ser exonerado, permanecia com o aparelho funcional da Vice-Governadoria em casa.

A apreensão do telefone motivou uma nova busca nos gabinetes da Vice-Governadoria, instalada no primeiro andar do Palácio do Buriti, na noite de quarta, com autorização da Justiça. Policiais e peritos foram até a sala onde Valdeci trabalhava, no Buriti, e recolheram novas evidências. O objetivo é descobrir se Valdecir, mesmo exonerado, ainda mantém algum tipo de relação ou influência no gabinete do vice-governador Renato Santana, de quem é amigo pessoal.

A polícia chegou a pedir a prisão dos alvos. Contudo, o juiz da 3ª Vara Criminal autorizou apenas os mandados de busca e apreensão. As fontes revelaram aoMetrópoles que a investigação evolui de forma ágil e promete trazer novos personagens ao escândalo nos próximos dias. Além de Valdecir, foram alvo da operação o ex-técnico em políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) Edvaldo Simplício da Silva; e o ex-gerente de Cessões, Requisições e Ressarcimentos da Seplag Christian Michael Popov.

A operação da Polícia Civil foi realizada em parceria com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Documentos, celulares, computadores e tablets foram recolhidos no Palácio do Buriti, na Secretaria de Planejamento do DF e em residências de servidores comissionados. A ação é fruto das denúncias apresentadas por Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, que relatou um esquema de cobrança de propina por parte de servidores para liberar contribuições sindicais.

Segundo o promotor de Justiça e Defesa da Saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Jairo Bisol, que também atua nas investigações dos fatos citados nas gravações feitas pela sindicalista, é preciso ter cautela. “As acusações feitas são genéricas. O que há de grave é a origem das denúncias”. Para dar celeridade aos casos, promotores têm trabalhado até em feriados. Alguns, como Jairo Bisol, tiveram que suspender as férias.

REPRODUÇÃOReprodução

Santana e Valdecir

 

Personagens
Edvaldo aparece nas gravações como suposto intermediador entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o SindSaúde na tentativa de evitar que o sindicato, por falta de certidões que deveriam ser apresentadas ao governo, perdesse recursos descontados no contracheque de servidores filiados à entidade.

Ele foi apresentado a Marli Rodrigues por Valdecir, que era funcionário do SindSaúde e trabalhava na Vice-Governadoria como ouvidor. O servidor foi exonerado no dia 25 de julho, após a divulgação dos grampos.

Segundo as denúncias, o servidor Edvaldo receberia pagamentos por uma “consultoria”, no valor de R$ 214 mil, em várias prestações, enquanto o processo seria “paralisado” dentro da secretaria, até que as certidões fossem todas entregues.

Marli relatou aos investigadores que procurou Valdecir Medeiros, já que havia passado 36 anos sem ser cobrada dessa forma, após receber um documento assinado por Christian Popov, que cobrava entrega de uma série de documentos para que o SindSaúde continuasse recebendo a verba sindical repassada pelo GDF. O caso foi denunciado pela sindicalista à Casa Civil no fim do ano passado e entregue para investigação da Decap.

Os grampos vieram à tona em 15 de julho, quando foram divulgadas conversas entre Marli e o vice-governador sobre um esquema de propinas em contratos da Secretaria de Saúde que giraria em torno de 10% e 30%. A gravação teria sido realizada na casa de Valdecir, em Águas Claras. Tanto Edvaldo quanto Valdeci foram exonerados pelo governador Rodrigo Rollemberg.

FONTE: METROPOLES.

Arquivado em : Politica
Veja Também
Politica

Toffoli sugere suspender prescrição até julgamento de recursos

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli enviou uma sugestão de alteração do Código Penal ao Congresso Federal para impedir a prescrição de pena até que se esgotem os recursos em tribunais superiores. A proposta foi enviada como ofício aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), […]

Politica

PSL quer lançar Joice Hasselmann para a Presidência da República

Após o racha que se formou no PSL — partido do presidente Jair Bolsonaro —, a sigla cogita lançar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) à Presidência da República, no lugar do atual chefe do Executivo. A informação é da Folha de S.Paulo. A parlamentar tem protagonizado discussões acaloradas com Bolsonaro e os filhos dele: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e […]

Politica

Bolsonaro: “Brasil precisa de armamentos, meios de se defender”

Enviado especial a Abu Dhabi – Além de tentar vender equipamentos militares para os países árabes, como o novo cargueiro KC-390, da Embraer, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) iniciou o giro na região neste sábado (26/10/2019) com a intenção de ir às compras para modernizar as Forças Armadas brasileiras. “Armamentos. Basicamente, é isso aí. Meios de se defender. Ninguém quer um Brasil extremamente […]

Politica

Podemos quer fim de “tarifaço” da Aneel e convocação de ministro

líder do Podemos na Câmara, deputado federal José Nelto (GO), chamou de “absurdo” o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de tarifar a produção de energia solar no país. Nesta terça-feira (22/10/2019), ele anunciou que irá pedir a convocação do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e apresentará um pedido para realização de audiência pública […]

Politica

Bolsonaro confirma fim da necessidade de vistos para chineses

nviada especial à Pequim (China) – Ao lado do chanceler Ernesto de Araújo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou que vai isentar chineses de vistos para entrar no Brasil. Segundo o mandatário da República, a medida vale tanto para turismo quanto para negócios. “Pretendemos fazer a mesma coisa com a Índia”, disse na noite desta quinta-feira (24/10/2019), após […]

Politica

Após creches ameaçarem fechar, GDF diz que quitará dívidas

Após pais de alunos, dirigentes e funcionários de creches conveniadas ao Governo do Distrito Federal (GDF) fazerem protesto em frente à Secretaria de Educação, a pasta anunciou que vai pagar os quase R$ 12 milhões que deve às instituições. Na manhã desta segunda-feira (21/10/2019), a manifestação pedia a quitação das dívidas para que 20.882 crianças não ficassem […]