Sindicato dos Delegados entrega lista com 857 pedidos de exoneração

delegado-rafael-sampaio

A tensão entre o Governo do Distrito Federal e a Polícia Civil aumentou nesta quarta-feira (24). Rafael Sampaio, diretor do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF, informou ter entregue à Casa Civil do Distrito Federal uma lista, ainda está incompleta, com os nomes de 857 servidores da Polícia Civil do DF que pedem exoneração dos cargos comissionados. Segundo o diretor do Sinpol-DF, a entrega dos cargos comissionados é mais grave do que uma greve geral.

Sampaio explicou que os afastamentos “geram uma situação extremamente grave nas unidades da polícia, considerando que grande parte das atribuições, especialmente de coordenação, de planejamento, determinações de ordem de serviços extraordinários, são feitos pelos chefes da unidade”. E complementou: “Tudo isso vai ficar comprometido em razão dessas exonerações.”

A população também fica prejudicada com a greve. Os agentes da Polícia Civil vão atuar de forma limitada e, nas palavras do diretor, a maior parte das ocorrências vai ficar com o encaminhamento comprometido, “porque sem os chefes não há atribuição dos feitos”. Crimes graves contra a vida, contra vulneráveis e estupro também não serão encaminhados sem os ocupantes dos cargos comissionados, pois a chefia tem atribuição para fazer o encaminhamento.

Com isso, as investigações realizadas pela Polícia Civil, também ficam comprometidas. “Eu seria leviano se dissesse que as investigações não seriam afetadas”, afirmou o diretor.

 

Aumento da criminalidade

De acordo com o diretor do Sinpol-DF, Rafael Sampaio, houve um aumento da criminalidade na Capital Federal. “O nosso desejo não é esse, mas infelizmente com a falta de sensibilidade do Governo do Distrito Federal, em negociar com os servidores da Polícia Civil, isso acaba acontecendo” lamentou.

O Jornal de Brasília procurou a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF e foi informado que o balanço da criminalidade do mês de agosto ainda não foi fechado.

A quantidade de agentes civis em atividade, também é um dos motivos de preocupação do sindicato. Com um efetivo de 4.838, o diretor explicou que é preciso realizar novas contratações. “Nós temos um quadro deficitário em mais de 50%. Um quadro menor que o de 1993, enquanto a população mais que triplicou. A criminalidade aumentou muito os índices em razão do aumento do índice demográfico de Brasília”.

 

Negociações com o governo

Rafael Sampaio disse que os policiais convivem com uma grande defasagem salarial. “As perdas enfrentadas pelos servidores da Policia Civil são maiores que todos os servidores do DF, e nessa situação os servidores não têm estimulo para atuar da forma precária que estavam atuando.”

Sem receber uma proposta do governo, que declarou que as negociações estão na estaca zero, os agentes esperam que o GDF se sensibilize e que possa atende-los de forma cabível.

“Nós não vamos viver essa situação de precariedade de forma passiva. O GDF vai ter que nos dar uma resposta ao menos salarial. Esperamos que ele nos de uma resposta salarial e também de novas contratações de servidores.”

FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA

Arquivado em : DESTAQUES
Veja Também
DESTAQUES, Noticias Nacionais

DF: aprovado projeto que determina a filmagem de provas físicas

Os deputados distritais aprovaram, na última semana, a legislação que garante a filmagem das provas físicas nos concursos da administração direta, indireta e fundacional do Distrito Federal. Dessa maneira, a partir de agora, todos os participantes terão acesso à cópia das gravações e os esclarecimentos sobre a pontuação atribuída. O projeto inclui um artigo na Lei Distrital nº 4.949/2012, conhecida […]

DESTAQUES

Bando que vendia droga com selo de pureza é preso com 500kg de cocaína

entegrantes de uma organização criminosa especializada no tráficointernacional de drogas foram presos em uma megaoperação desencadeada pela Polícia Civil goiana. Sete integrantes do bando acabaram detidos quando transportavam 500 quilos de cocaína pura, a chamada escama de peixe. A quadrilha utilizava dois aviões para movimentar os entorpecentes e distribuí-los em vários estados. A ação, coordenada pela […]

DESTAQUES

Maju aparece em vinheta do Fantástico e internet comemora

a apresentadora Maria Júlia Coutinho começou a aparecer pela primeira vez nas chamadas do “Fantástico”, da TV Globo, nesta sexta-feira (02/08/2019). Maju, que é um dos rostos mais queridos do jornalismo da Globo, vai apresentar o programa por dois domingos (04/08 e 11/08), durante as férias da titular Poliana Abritta. A estreia é neste fim de […]