Começa sessão em que Senado decide se afasta Dilma definitivamente da Presidência

sessão

Começou, por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira (31), a sessão em que o o Senado irá concluir o processo de impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff. Os senadores vão decidir se a presidente cometeu crime de responsabilidade e deve ser afastada definitivamente do cargo ou não.

Se pelo menos 54 entre os 81 senadores optarem pela condenação, Dilma terá o mandato cassado e ficará inelegível por oito anos. Com a saída de Dilma, o vice Michel Temer assume efetivamente a Presidência do Brasil, ainda hoje. Caso o número mínimo exigido de votos pelo impeachment não seja alcançado, Dilma retorna ao cargo.

No início da sessão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que conduz o julgamento, vai ler um relatório que resume o processo e traz os argumentos da acusação e da defesa. Depois, quatro senadores poderão encaminhar a votação, dos quais dois favoráveis ao impeachment e dois contrários.

A votação será aberta, nominal e ocorrerá através do painel eletrônico. Os senadores favoráveis ao impedimento de Dilma devem votar “sim” e os senadores contrários, “não”. O resultado final deverá ser conhecido no início da tarde.

Depois da conclusão da votação desta quarta, Lewandowski escreve e lê a sentença, que será publicada na forma de uma resolução. Os senadores assinam a sentença e é feita a comunicação oficial à presidente afastada e ao presidente em exercício.

Votos

Na sessão desta terça-feira, 30, que se estendeu até 2h36 da madrugada desta quarta, com a apresentação dos argumentos da acusação e defesa e com o pronunciamento dos senadores, dos 63 que discursaram, 43 se declararam favoráveis ao impeachment da presidente afastada.

Levantamento realizado pelo Grupo Estado mostra que os votos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado estão em 55 e os votos contra em 20. Há ainda 6 senadores que não declararam seu voto.
Fonte: Estadao Conteudo/ Clicabrasília

Publicado 31/08/2016

12:20

Arquivado em : DESTAQUES
Veja Também
DESTAQUES, Noticias Nacionais

DF: aprovado projeto que determina a filmagem de provas físicas

Os deputados distritais aprovaram, na última semana, a legislação que garante a filmagem das provas físicas nos concursos da administração direta, indireta e fundacional do Distrito Federal. Dessa maneira, a partir de agora, todos os participantes terão acesso à cópia das gravações e os esclarecimentos sobre a pontuação atribuída. O projeto inclui um artigo na Lei Distrital nº 4.949/2012, conhecida […]

DESTAQUES

Bando que vendia droga com selo de pureza é preso com 500kg de cocaína

entegrantes de uma organização criminosa especializada no tráficointernacional de drogas foram presos em uma megaoperação desencadeada pela Polícia Civil goiana. Sete integrantes do bando acabaram detidos quando transportavam 500 quilos de cocaína pura, a chamada escama de peixe. A quadrilha utilizava dois aviões para movimentar os entorpecentes e distribuí-los em vários estados. A ação, coordenada pela […]

DESTAQUES

Maju aparece em vinheta do Fantástico e internet comemora

a apresentadora Maria Júlia Coutinho começou a aparecer pela primeira vez nas chamadas do “Fantástico”, da TV Globo, nesta sexta-feira (02/08/2019). Maju, que é um dos rostos mais queridos do jornalismo da Globo, vai apresentar o programa por dois domingos (04/08 e 11/08), durante as férias da titular Poliana Abritta. A estreia é neste fim de […]