Escutas telefônicas confirmam esquema de fraudes na máfia das próteses

pc

Escutas telefônicas da polícia confirmam o esquema deflagrado na operação Mister Hyde, que atuou contra uma investigação criminosa formada por médicos e empresários do ramo de prótese acusada de superfaturamento de equipamentos, troca fraudulenta de próteses e até mesmo a realização de cirurgias desnecessárias em pacientes com o uso de material vencido nos procedimentos.

Em quase 4 minutos de conversa, o médico Juliano Almeida e Silva e o empresário Micael Bezerra Alves, um dos sócios da TM Medical, empresa que fornecia as próteses, falam sobre como “melhorar” um pedido de uma cirurgia de retirada de hérnia. Os dois articulam quais procedimentos e equipamentos podem ser usados na cirurgia.

O médico fala com Micael e diz que está pedindo uma discectomia aberta e quer saber o que “pode colocar a mais” e pergunta se tem “aquele” de irrigação contínua, que “joga e aspira”, sem saber exatamente qual aparelho seria o ideal para o procedimento. Ao fim da conversa, Micael diz que está vendo se tem mais algo a acrescentar e tranquiliza o médico: “A Unimed paga R$ 8 mil, fica ruim não. Vamos tentar, né?”.

Fornecedor: Oi, Dr.
Médico: Micael, bom dia, tudo bom? To pedindo uma discectomia aqui, aberta, e o que dá pra gente colocar mais aqui? Vocês tem aquele de irrigação contínua, que joga e e aspira…
Fornecedor: Aspiração? Bomba de irrigação você fala?
Médico: Um aspirador que parece que joga o soro e aspira ao mesmo tempo…
Fornecedor: Tem irrigação aquele igual da ortopedia.

Médico: Acho que é isso mesmo, como é o nome, Equipo de irrigação?
Fornecedor: Equipo de irrigação, só isso mesmo que a gente pede. O mesmo que pede na discectomia fechada. Você vai fazer aberta né, vai tirar a hérnia, né?
Médico: É que to tentando melhorar aqui, que mais que a gente pode por aqui? Botei bipolar, botei brill, dois drill, botei mostático, botei motorização, equipo de ligação. O que mais?
Fornecedor: E se pedir a cânola para debridação, vale a pena?
Médico: O que é? Essa cânola. O que que é? Debridação?
Fornecedor: É a canolazinha que vem no kit da discectomia. Aí é só para enrolar mesmo.

Desde o início da manhã, 15 vítimas procuraram a Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado (Deco). Pacientes preenchem um formulário sigiloso para, posteriormente, prestarem depoimento. Do total, duas foram ouvidas formalmente por delegados que trabalham nas investigações. Em razão da alta procura de denúncias, a Deco tenta com a Direção Geral da Polícia Civil autorização para que unidades circunscricionais possam, também, colher depoimentos de vítimas.

Um paciente de 41 anos que recebeu atendimento do médico Jhony Wesley, o neurocirurgião apontado pela polícia como líder do esquema, também compareceu à Deco para fazer a denúncia. O homem relata que passou por um procedimento cirúrgico, em maio de 2013, onde colocaram seis pinos e uma placa na coluna. Após o período de recuperação, as dores se tornaram frequentes. “Até hoje não consigo ficar muito tempo na mesma posição, sinto muito desconforto”, alega. Mesmo antes da total recuperação, ainda foi sugerido outra cirurgia ao paciente. “Resolvi por conta própria não fazer. Mas nunca suspeitei de um esquema deste tipo, a gente acaba confiando nos médicos”, frisa. O homem ficou quase 20 dias internado depois do atendimento. De acordo com o paciente, a cirurgia realizada custa R$ 120 mil.

A operação Mister Hyde teve início na última quinta-feira. Promotores do Ministério Público do DF e agentes da Polícia Civil cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão contra a organização criminosa, após iniciarem a investigação em março deste ano. Médicos e empresários do ramo de órtese e prótese agiam em Brasília realizando superfaturamento de equipamentos, troca fraudulenta de próteses e até mesmo uso de materiais vencidos nos procedimentos realizados em pacientes.

FONTE: Correioweb

Postado: 05/09/2016 as 17:56

Arquivado em : Policia
Veja Também
Policia

Criminoso se disfarçava de policial civil para assaltar no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nessa segunda-feira (07/10/2019), o sexti=o integrante da organização criminosa que se passava por policiais civis para roubar estabelecimentos comerciais e residências no DF. Wender Pereira Coimbra Júnior, 19 anos, era o único membro do bando que continuava foragido. Ele foi detido em Samambaia, duas semanas após a […]

Policia

“Bolsodoria” foi campanha, que já acabou, afirma Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), negou que haja qualquer rompimento entre o governo federal e o governo paulista. “‘Bolsodoria’ foi campanha, campanha já acabou, agora estamos cuidando de gestão”, afirmou o tucano, quando questionado se possíveis atritos poderiam influenciar no andamento de projetos que contam com o apoio da União, como a […]

Policia

DF: delegado manda agentes fazerem ronda e sindicato reage

Uma ordem de serviço emitida pelo delegado-chefe da 35ª DP (Sobradinho II), Laércio Carvalho (foto principal), provocou polêmica entre os agentes da corporação. Em ofício enviado ao diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) afirma que a determinação fere o regimento interno da corporação. No documento divulgado […]

Policia

Carros roubados em SP eram desmanchados e viravam peças vendidas no DF

A Polícia Civil deflagrou uma megaoperação na manhã desta segunda-feira (30/09/2019) para desarticular organização criminosa especializada em roubo e desmanche de veículos. Cerca de 450 policiais cumprem 120 mandados de prisão, preventiva e temporária, de busca e apreensão. Durante a ação, os agentes interditaram 20 lojas no Distrito Federal, São Paulo e Goiás. As buscas […]

Policia, Politica

GDF quer que Bolsonaro edite MP para decidir sobre reajuste para segurança

A proposta do Governo do Distrito Federal de condicionar os reajustes das forças de segurança pública, como a paridade da Polícia Civil, a alterações na gestão do Fundo Constitucional divide as categorias. Para parte das entidades que representam os policiais civis e os militares, a ideia pode fazer os aumentos, prometidos em campanha pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), arrastarem-se por mais tempo. O GDF defende, no […]